Podcast: Play in new window | Download
Subscribe: RSS
A violência acompanhou o homem desde a pré-história. Uma violência que foi herdada dos nossos ancestrais primatas. E que, ao contrário do que muita gente pensa, não é exclusividade dos humanos. Boa parte dos animais também mata indivíduos da mesma espécie. Em geral em disputas por alimento, por território, ou por fêmeas.
Nos homens, ao longo do tempo, a violência assumiu formas diversas. Às vezes brutal, às vezes massiva, às vezes ritualizada. A boa notícia é que estamos mais pacíficos. Proporcionalmente, nunca se matou e se morreu tão pouco.
Neste mergulho, investigamos as origens dessa violência, as várias formas como ela se desenvolveu ao longo dos milênios, e o fascínio pelo embate físico.
Paralelamente, mergulhamos no universo das Artes Marciais Mistas (MMA), buscando as origens da prática na região norte do Brasil, e contando a história de um lutador que não gosta de bater nos outros.
*****
– Colabore com a Rádio Escafandro e receba recompensas.
*****
Mergulhe mais fundo
Homo Ferox: as origens da violência humana e o que fazer para derrotá-la (Link para compra)
– Entrevistados do episódio
Produtor em audiovisual.
Lutador de MMA e professor de artes marciais.
Jornalista, escritor, colunista e blogueiro do jornal Folha de S.Paulo, autor de dez livros sobre ciência, entre eles, Homo Ferox (Harper Collins, 2021).
– Ficha técnica do episódio:
Concepção, produção, roteiro, apresentação, sonorização e edição: Tomás Chiaverini
Trilha sonora tema: Paulo Gama
Mixagem: Vitor Coroa
Design das capas: Cláudia Furnari
Trilha incidental: Blue Dots, ACDC
6 comentários em “#55 – Paradigma Gengis Khan”
Caraca, maravilhoso! Adoro a maneira como vocês tratam temas como polícia, armas, violência. Mais importante que nunca compartilhar.
O rei Julien é um lêmure, não um suricato.
Quem é suricato é o Timão, amigo do Pumba…
Olá, Gustavo,
O episódio já foi corrigido. Obrigado pela mensagem.