Sobre

A Rádio Escafandro é um podcast para mergulhos profundos. Os temas vão de política a ciência, de cultura a saúde, de urbanismo a comportamento.

A abordagem é sempre jornalística, mas tem um pé na literatura e outro na filosofia.

Os princípios que norteiam a produção são:

– Busca pela verdade dos fatos

– Busca por clareza na comunicação

– Busca por originalidade e pluralidade

– Busca por uma estética atraente

Com uma hora de duração e frequência quinzenal, os episódios contam com diversos entrevistados cada um e são editados num formato narrativo, que também varia de acordo com o tema retratado.

No ar desde fevereiro de 2019, a Rádio Escafandro é mantida exclusivamente pelos ouvintes por meio de uma campanha de financiamento coletivo.

Faz parte da rede de podcasts jornalísticos Rádio Guarda-Chuva, e do B9.

O podcast foi criado e é produzido, editado, sonorizado e apresentado pelo jornalista e escritor Tomás Chiaverini.

Apoie o a Rádio Escafandro!

62 comentários em “Sobre

  1. Com certeza foi uma das boas surpresas da quarentena. Conteúdo e entretenimento super bem estruturados e apresentados de maneira não óbvia.

  2. Vi, pela primeira vez, a Rádio Escafandro mencionada em um story do Instagram: O Sonho de Sidarta. Foi uma feliz descoberta.

    Já ouvi quase todos os programas, e desejo vida longa ao Projeto.

  3. Conheci a Radio por uma sugestão do Spotify e logo me interessou pelos temas, estou devorando cada episódio, feliz por ter descoberto agora porque parece que posso ouvir bastante sem aquela preocupação de que vai acabar.
    Ultimamente vinha ouvindo bastante podcasts de política que é meu assunto preferido, e dar este mergulho profundo noutras abordagens está sendo uma descoberta enriquecedora.
    A propósito, “escafandro” é uma palavra bonita que soa bem, só não consegui de primeira entender porque uma rádio teria esse nome, pensei até ser o sobrenome de algum fundador, mas quando li a apresentação aqui no site, sobre o convite para um “mergulho profundo” fui surpreendido pela criatividade, gosto de nome diferentes e realmente, um escafandro e todo este conteúdo em áudio fazem muito sentido juntos.
    Parabéns e obrigado pelo trabalho.

  4. Parabéns Tomás, seu trabalho é encantador!
    A cada mergulho uma aventura inédita, instigante e prazeirosa.

    Abraço desejando sucesso sempre : )

  5. Olá! Não me lembro ao certo como cheguei à Rádio Escafandro, penso que ouvi a recomendação em outro podcast.

    Que bela descoberta nesse mergulho! Gostaria de deixar registrado meu elogio ao trabalho, um baita prazer em ouvir vocês!

  6. Maratonei todos os episódios e, sendo eu podcaster, tenho usado muito “Suco de SP”, “Shhhhh” e “Quenca” como eixos norteadores em debate-papos sobre podosfera. Gostaria muito de me aproximar e trocar idéias contigo. Parabéns, pra ti e pro parceiro compositor das trilhas!!!!

  7. Maratonei todos os episódios e, sendo eu podcaster, tenho usado muito “Suco de SP”, “Shhhhh” e “Quenca” como eixos norteadores em debate-papos sobre podosfera. Gostaria muito de trocar idéias contigo. Parabéns, pra ti e pro parceiro compositor das trilhas!!!!

  8. Tomás,

    Parabéns pelo seu trabalho, pelo seu podcast….

    A “felicidade que me proporciona alguns de seus episódios, pela qualidade e principalmente pelo conteúdo que me faz pensar, repensar e agregar conhecimento para, sem dúvida, me tornar cada vez mais um ser humano, muito mais “humano”!

    Adorei esse episódio de hoje de nº 29, ainda que seja, pra ti, uma reprise, mas que para mim foi totalmente inédito e merecerá, obrigatoriamente, uma revista…rsrs

    Grande abraço.

  9. Cheguei a rádio escafandro através da B9. Cresci ouvindo notícias no rádio. Foi uma grata surpresa me deparar com esse novo formato, porque às vezes você estava no carro e não conseguia ouvir toda a entrevista ou reportagem ou música. Primeiro achei o Mamilos por causa do tema violência contra mulheres (meu campo de atuação), depois vieram os demais podcasts da B9 e da Rádio Guarda-Chuva. Essa pegada da ciência aliada ao jornalismo e à reconstituição histórica é demais. Parabéns. Contribuo com alegria. Por favor, mais mergulhos por muito tempo. Obrigada

  10. Já ouço a rádio BBC e podcasts há muitos anos, e mais recentemente embarquei na excelente produção brasileira, mas Rádio Escafandro me deixou totalmente viciada!! O nome é perfeito, a qualidade,os temas, a edição, o humor em dosagem certa… Por favor, nos permita sempre esses mergulhos. Eu contribuo feliz da vida e espalho pra o mundo esse primor. Forte abraço!

  11. Oi, Tomás

    Comecei a ouvir o podcast há poucas semanas.
    Fiquei encantada e surpresa com a qualidade dos episódios.
    Seu trabalho é excelente! Há muita qualidade em tudo, desde a escolha dos entrevistados, a abordagem, o roteiro, a edição, a apresentação, a trilha sonora…
    Comecei a apoiar e também a divulgar os episódios que ouço, de acordo com o tema, ao público que sei que vai se interessar.
    Parabéns! Vida longa à Rádio Escafandro!
    Um abraço,

      1. Tomás,

        Olá!
        Hoje ouvi o primeiro episódio de que não gostei muito, o de número 42.
        A vida, o universo e tudo o mais.
        A questão é que tenho sequer um pingo de paciência com essa história de corrida espacial! Cá entre nós, você acredita na possibilidade de que investimentos nesse setor possam nos ajudar a combater o desmatamento ou a reduzir a fome no mundo?! Há uma relação tão distante que beira ao absurdo. Aliás, como quase tudo nesse lance de ir colonizar Marte! Bom, seja como for, há quem tenha interesse e curta a temática. Então, já valeu o seu esforço. Do meu ponto de vista, só diria o seguinte: Ponham os pés no chão e caiam na real!! Um abraço.

        1. Oi, Ana,
          Eu entendo a sua posição. Eu até perguntei sobre essa questão da destinação de recursos ao Salvador Nogueira, no episódio.
          Agora o fato é que, independentemente do nosso desejo, essa corrida está ocorrendo. Acho que deixar de falar desse fenômeno não é algo produtivo. O papel do jornalismo é revelar e questionar. Algo que tentei fazer neste episódio, ainda que de forma lúdica, trazendo a ficção-científica para o debate.
          De qualquer forma, agradeço pela escuta e pela crítica.
          Um abraço,
          Tomás

  12. Oi, Tomás

    Continuo ouvindo os episódios. Permaneço impressionada com a qualidade deles, um verdadeiro mergulho no tema escolhido! Gostei muito do episódio Exilados: hoje e ontem e, ainda, Brumadinho em dois atos, este bem difícil de ouvir, né? Confesso ter me sentido meio ambivalente. Achei que o programa ficou muito bem feito e gostei de conhecer a Gabriela Mayer. Ao mesmo tempo, fiquei indignada ao constatar que houve um crime, ou vários, em Brumadinho, de fato. Quando ouço debates sobre mineração, fico pensando no que vamos ser quando as mineradoras já tiverem retirado todo o minério, poluído todos os rios, desmatado todas as florestas, destruído todos os modos de vida e subsistência de populações indígenas e ribeirinhas, que elas conseguirem. Seremos uma enorme Serra Pelada? Uma grande terra arrasada? Como viveremos sem os rios, sem as florestas, sem o conhecimento dos povos que preservaram tudo isso até agora?! Enfim, as respostas são nada animadoras! Por isso mesmo, obrigada pelo seu trabalho, Tomás! Precisamos refletir sobre essa realidade, que já nos afeta hoje e será tenebrosa em um futuro breve. Um abraço.

  13. Tomás,

    Olá!
    Recebi o seu livro. Adorei!
    Agora estou mais feliz ainda em ser uma apoiadora da Rádio Escafandro!
    Muito obrigada.
    Um abraço.

  14. As referências são fantásticas, livros, autores, cientistas, pesquisadores, as matérias abrem um leque de oportunidades, conheci a pouco tempo e já ouvi vários e várias vezes.

  15. Oi pessoal da Rádio Escafandro! Escrevo para dar os parabéns pelo trabalho incrível. Gosto muito de ouvir entrevistas e produções que me façam me teletransportar para outras realidades e vocês fazem isso magistralmente! Além disso, a curadoria dos temas é muito interessante e faz com que nós reflitamos sobre tudo que há por aí que não fazemos nem ideia! Sigo espalhando ferozmente a palavra de vocês por aí!

  16. Um dos melhores podcasts que ouço. Nada deixa a desejar, conteúdo, qualidade da narração, dos entrevistados, das entrevistas, dos temas, da produção. É realmente um trabalho primoroso. Com certeza irei apoiar.

  17. Um trabalho primoroso, a quantidade de informações disponíveis hoje com as redes sociais cria um ambiente de sobrecarga mental e sensorial, gerando muita dissonância cognitiva, e estamos todos esgotados com isso. Absorvemos diariamente toneladas de informações e não temos condições de processá-las, ansiedade, depressão, sensação de estar perdendo algo, tudo isso é resultado dessa realidade, então encontrar um conteúdo que passar por uma curadoria nos trás a sensação de satisfação e tranquilidade. A Rádio Escafandro é uma massagem no cérebro, um bom vinho acompanhado de um bom queijo e uma cobertinha de microfibra no pé em uma noite fria. Obrigado pelo trabalho.
    Acabei de me inscrever como apoiador.

  18. Oi Tomás, tudo bem?
    Já fiquei íntima… os episódios tem me acompanhado em minhas viagens diárias entre Jundiaí (onde moro) e Campinas (onde trabalho). O material disponível aqui é de primorosa qualidade e os temas, por mais diversos que sejam são desenvolvidos de forma que me sinto conduzida por suas mãos. Sou muito grata por isso.
    Como sou pedagoga e trabalho a mais de 20 anos com educação, gostaria de sugerir um episódio sobre o Paulo Freire. Nosso maior intelectual no campo e que ao mesmo tempo que sua produção e ele mesmo é muito respeitado fora do país, aqui tem sofrido dia após dia desqualificação e desrespeito.
    Começo hoje a apoiar a produção.

  19. Melhor podcast brasileiro! Os temas são aprofundados, os enfoques são surpreendentes e as fontes de alta qualidade. Parabéns pelo trabalho!

  20. Olá, Tomás! Iniciei recentemente os mergulhos no podcast, acabo de escutar o episódio 12 (Casa Coletiva) e preciso dizer que estou muito grata pelo trabalho incrível de vocês. Minha irmã e meu cunhado recomendaram tanto, que eu acabei cedendo à curiosidade e comecei a desbravar esse mar de verdades filosóficas. Escuto no trânsito ou na cozinha, enquanto preparo algo ou lavo aquela louça gigante, típica de quem passou o dia fora e não teve tempo para cuidar da casa. O tempo vira outro em águas profundas, e o que antes era tedioso e maçante, fica leve e suportável. Fiquei feliz em ver que os então 18 apoiadores do início da jornada, se multiplicaram! Quero apoiar também. Obrigada por me guiar até aqui… ansiosa por novos mergulhos. Grande abraço!

  21. Olá Tomás, tudo bem?
    Ouço assiduamente a Rádio Escafandro. Além de escolher temas muito interessantes, suas abordagens e reflexões são bastante relevantes.
    Ao terminar de ouvir o último episódio: “O professor, a fanfarra e. O pé de manga” resolvi mandar-lhe está mensagem.
    A escolha da escola que teremos como parceira no desenvolvimento de nossos filhos exige de nós muita atenção, cuidado, preocupação e trabalho.
    Hoje, meu filho já está com 37 anos (sim, tenho idade para ser sua mãe) e a escolha da sua primeira escola exigiu de nós, pais, muito tempo, dedicação, visitas às escolas, discussão de metodologia pedagógica e tudo o mais que você está vivendo hoje.
    Como este é um tema que nunca deixei de acompanhar, embora eu não more em São Paulo, capital, gostaria de lhe deixar uma sugestão de escola para você conhecer e colocar no seu roteiro de visitas: https://www.escolapoliteia.com.br/
    Desejo, de coração, que você encontre a escola que se encaixe nos seus sonhos.
    Um grande e fraterno abraço

  22. O episódio “O professor, a fanfarra e o pé de manga” me arrepiou literalmente. Parabéns. Muito impressinado com sua sagacidade, inteligência e comprometimento. Assisto regularmente seus episódios. Minha companheira maratona seus podcasts.

  23. Oi, Tomás. Obrigada pela abordagem deliciosa dos assuntos escolhidos, e pela sua companhia. Ouvi a TODOS os episódios, alguns até mais de uma vez.

  24. Me deparei a alguns meses com esse podcast, e tenho maratonado quase que diariamente os inúmeros episódios. Ouvir o Tomás falando por horas não me cansa, mas me trás uma admiração ao excelente trabalho que faz. A forma narrativa me encanta, me faz aguardar reviravoltas que sempre me fazem querer mergulhar mais fundo. Um achado!

  25. Bom dia! comecei a escutar a Rádio Escafandro por indicação da nossa filha mais nova. Comecei ouvindo a história do pastor amazonense. Depois resolvi escutar do início. Fui gostando cada vez mais e o episódio 14 me fisgou. Parabéns pelo trabalho. A gente agradece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.