#64 – A distopia é aqui?


Vírus mortais dominam o planeta, máscaras se tornam item de vestuário, o clima está fora de controle, nossa vida é mediada por máquinas de funcionamento misterioso, líderes populistas e incompetentes estão no poder, tiranos ameaçam lançar o mundo numa guerra global.

Diante de tudo isso, vale a pergunta: estamos vivendo numa distopia futurista?

Para tentar responder a ela, voltamos ao livro que é a bíblia das distopias futuristas: 1984, do escritor britânico George Orwell. Lançado em 1949, o livro é um retrato da Europa devastada pela Segunda Guerra e uma crítica feroz ao stalinismo. Mas hoje, mais de setenta anos depois de sua primeira publicação, ele se torna surpreendentemente atual.

Mergulhe mais fundo

1984 (link para compra)

(In)Verdades: Uma heroína negra mudará tudo (Duologia Brasil 2408 Livro 1)

Episódio relacionado

A vida, o universo e tudo o mais

Entrevistados do episódio

Débora Tavares

Mestre e doutora em literatura pela Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), onde pesquisou a obra de George Orwell e sua relação com a História. Atua como professora, oferecendo cursos livres sobre literatura e as relações entre arte e sociedade.

Lu Ain-Zaila

Pseudônimo de Luciene Marcelino Ernesto, é pedagoga e escritora de ficção científica e literatura fantástica. Autora, entre outros, da dualogia Brasil 2408.

Ficha técnica

Locução: Dario Chiaverini

Trilha sonora tema: Paulo Gama

Mixagem: João Victor Coura

Design das capas: Cláudia Furnari

Trilha incidental: Blue Dots

Concepção, produção, roteiro, apresentação, sonorização e edição: Tomás Chiaverini


3 comentários em “#64 – A distopia é aqui?

  1. Você quer saber de uma realidade que segue ao pé da letra o que 1984 diz, procura saber sobre uma seita chamada Arautos do Evangelho. Se você acha que o que é público no Brasil é caótico, você nem é capaz de imaginar as bizarrices existem nas profundezas da prática “religiosa” no Brasil.

    1. Oi, Larissa,
      O tema é bem interessante. Você conhece alguém que integre os Arautos, ou que tenha feito parte?
      Abraço.

  2. Tou de olho nessa tentativa desesperada de separar socialismo, comunismo do stalinismo. Estou abismado com a loucura de uma pessoa que lê um livro sobre um Estado ultra controlador e falar que isso é capitalismo. Jesus, não deve ter lido o mesmo 1984 que eu li. Deve ter sido editado o dessa moça…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.