#55 – Paradigma Gengis Khan


A violência acompanhou o homem desde a pré-história. Uma violência que foi herdada dos nossos ancestrais primatas. E que, ao contrário do que muita gente pensa, não é exclusividade dos humanos. Boa parte dos animais também mata indivíduos da mesma espécie. Em geral em disputas por alimento, por território, ou por fêmeas.

Nos homens, ao longo do tempo, a violência assumiu formas diversas. Às vezes brutal, às vezes massiva, às vezes ritualizada. A boa notícia é que estamos mais pacíficos. Proporcionalmente, nunca se matou e se morreu tão pouco.

Neste mergulho, investigamos as origens dessa violência, as várias formas como ela se desenvolveu ao longo dos milênios, e o fascínio pelo embate físico.

Paralelamente, mergulhamos no universo das Artes Marciais Mistas (MMA), buscando as origens da prática na região norte do Brasil, e contando a história de um lutador que não gosta de bater nos outros.

*****

– Colabore com a Rádio Escafandro e receba recompensas.

Clique aqui.

*****

Mergulhe mais fundo

Homo Ferox: as origens da violência humana e o que fazer para derrotá-la (Link para compra)

– Entrevistados do episódio

Mateus Carrasco Kornetoff

Produtor em audiovisual.

Henrique “Rasputin” Gomes

Lutador de MMA e professor de artes marciais.

Reinaldo José Lopes

Jornalista, escritor, colunista e blogueiro do jornal Folha de S.Paulo, autor de dez livros sobre ciência, entre eles, Homo Ferox (Harper Collins, 2021).

– Ficha técnica do episódio:

Concepção, produção, roteiro, apresentação, sonorização e edição: Tomás Chiaverini

Trilha sonora tema: Paulo Gama

Mixagem: Vitor Coroa

Design das capas: Cláudia Furnari

Trilha incidental: Blue Dots, ACDC

 


6 comentários em “#55 – Paradigma Gengis Khan

  1. Caraca, maravilhoso! Adoro a maneira como vocês tratam temas como polícia, armas, violência. Mais importante que nunca compartilhar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.