#134 – Los golpistas fujones


Este episódio acompanha a viagem de um repórter para a Argentina, em busca dos golpistas de 8 de janeiro.

Dois anos após a tentativa de golpe em Brasília, no dia 8 de janeiro de 2023, o gabinete do ministro Alexandre de Moraes divulgou que 898 pessoas foram responsabilizadas criminalmente pelos atentados contra a democracia. Dos condenados, 371  tiveram penas com restrição de liberdade.

O problema é que só pouco mais da metade deles foram presos, enquanto o restante está na condição de foragido da justiça. A Argentina, governada pelo extremista de direita Javier Milei, é o destino favorito.

E apesar de um juiz argentino já ter acatado o pedido do Brasil e emitido mandados de prisão contra boa parte desses foragidos, apenas cinco foram presos.

Neste episódio de podcast, fruto da parceria entre a Rádio Escafandro e o The Intercept Brasil, o repórter Paulo Motoryn viaja à Argentina para fazer o que a polícia de Milei não tem sido capaz: encontrar os golpistas condenados pelo 8 de janeiro.

Episódios relacionados

#109 – General bom, general mau

#129 – Os generais salvaram a pátria?

Entrevistados do episódio

Rafael Mafei

Advogado e professor de direito da Universidade de São Paulo (USP) e da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Autor do livro “Como remover um presidente: história e prática do impeachment no Brasil”.

Ficha técnica

Reportagem em Buenos Aires: Paulo Motoryn

Captação de áudio em Buenos Aires: Anita Pouchard Serra

Produção e apoio de edição: Matheus Marcolino.

Mixagem de som: Vitor Coroa.

Trilha sonora tema: Paulo Gama

Design das capas dos aplicativos e do site: Cláudia Furnari.

Direção, roteiro e edição: Tomás Chiaverini


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.