#82 – O homem que quase destruiu o mundo (duas vezes)


No começo do século passado, um homem chamado Thomas Midgley revolucionou a indústria automotiva. Na época, ele trabalhava para uma empresa de engenharia que prestava serviço para a General Motors. Midgley descobriu que, ao adicionar uma pequena quantidade de chumbo na gasolina, os motores ganhavam muito em potência e em eficiência, e quebravam menos.

A descoberta permitiu a produção de carros maiores e mais confortáveis. Ajudou a criar os Estados Unidos das autoestradas e a moldar o fascínio do mundo inteiro pelos automóveis. Mas, ao mesmo tempo, envenenou o planeta com um metal pesado e nocivo à saúde humana.

Anos mais tarde, ainda trabalhando para a GM, Midgley fez outra descoberta que revolucionaria a indústria. Ele foi o primeiro a usar o gás clorofluorcarbono na refrigeração. Os carros ganharam aparelhos de ar-condicionado, as casas ganharam geladeiras mais seguras e a humanidade ganhou latinhas de aerosol.

Como consequência, o céu sobre a Antártica ganhou um buraco na camada de ozônio que tornou o câncer de pele e outras doenças mais comuns.

A partir das invenções de Thomas Midgley, este episódio reflete sobre o impacto muitas vezes nocivo que nossas invenções causam no planeta. E sobre a postura da humanidade diante de questões atuais, como as mudanças climáticas provocadas pelo aquecimento global.

Mergulhe mais fundo

Breve história de quase tudo

Prometheans in the Lab: Chemistry and the Making of the Modern World (em inglês)

Cautionary Tales – The inventor who almost ended the world (podcast em inglês)

Radiolab – Heavy Metal (podcast em inglês)

Ozone Crisis: The 15-Year Evolution of a Sudden Global Emergency (em inglês)

Joe Farman (1930–2013)

Susan Solomon and Stephen Andersen on Saving the Ozone Layer (podcast em inglês)

Episódios relacionados

08: Bem-vindo ao churrasco do apocalipse

29: E se a gente fosse índio?

Entrevistados do episódio

Alberto Setzer

Graduado em engenharia mecânica pela Escola de Engenharia Mauá, com mestrado em engenharia ambiental – Technion Institute of Technology, doutorado em engenharia ambiental – Purdue University (1982) e pós-doutorado no Joint Research Center/EEC. Pesquisador do INPE, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Giovana Girardi

Jornalista de ambiente e ciência. Repórter e apresentadora do podcast Tempo Quente.

Ficha técnica

Trilha sonora tema: Paulo Gama,

Mixagem: João Victor Coura

Design das capas: Cláudia Furnari

Concepção, produção, roteiro, edição e apresentação: Tomás Chiaverini

Trilha incidental: Blue Dot

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.