#48 – A Wikipédia e a inteligências das plantas


A inteligência das plantas vai muito além do que a gente pode imaginar e tem paralelos com inciativas humanas, como, por exemplo, a Wikipédia.

Trepadeiras misteriosas imitam as folhas de arbustos vizinhos, flores controlam a mente de exércitos de formigas, árvores  emitem alertas de ataques e plantinhas malandras guardam lembranças por várias semanas.

Essa inteligência, em geral descentralizada, dispersa e horizontal é bem diferente da nossa inteligência humana. Centralizada, focada, vertical. Mas, em alguns casos, esses dois tipos de inteligência se encontram. Como, por exemplo, na Wikipédia, uma enciclopédia global, criada horizontalmente, de forma dispersa e descentralizada, por um enxame de editores espalhados pelo planeta.

*****

– Colabore com a Rádio Escafandro e receba recompensas.

Clique aqui.

*****

Mergulhe mais fundo

Democracias Verdes (Stefano Mancuso)

A Planta Inteligente

Link para compra do livro Revolução das Plantas

– Entrevistados do episódio

Francisco Venâncio

Editor da Wikpédia em português.

Marcos Silveira Buckeridge

Professor Titular de Fisiologia Vegetal do Departamento de Botânica da Universidade de São Paulo. Membro fundador do Centro de Biologia de Sistemas e Biologia Sintética  do INOVA-USP. Membro do Instituto de Estudos Avançados da USP, onde criou e coordena o programa USP-Cidades Globais. Presidente do Instituto de Biociências da USP.

– Ficha técnica:

Concepção, produção, roteiro, apresentação, sonorização e edição: Tomás Chiaverini

Trilha sonora tema: Paulo Gama

Mixagem: Vitor Coroa

Trilha incidental: Blue Dots


5 comentários em “#48 – A Wikipédia e a inteligências das plantas

  1. Li sobre o trabalho do professor Stefano Mancuso e outros numa matéria da revista Piauí há uns bons anos atrás. Falava dos diversos sentidos que como os animais, tinham também nas plantas. Com experimentos muito interessantes.

  2. excelente episódio! Amei Thomas!

    Mas aqui, procurei, procurei,procurei e não encontrei essa música que foi usada no meio do episódio de jeito nenhum, poderia por favor deixar o link?

    ela parece ser cover de uma música famosa clássica ou de jazz, mas não estou lembrado agora e meu shazan não conseguiu descobrir qual é.

    Desde já muito obrigado man!

  3. Cada vez que eu escuto os podcast da rádio escafandro eu me surpreendo. Realmente incrível! Parabéns pelo trampo, de coração!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.