#137 – Jurema sagrada


Este episódio fala sobre a Jurema, uma planta alucinógena que originou uma religião indígena e que pode revolucionar o tratamento da depressão. 

Na seiva da Jurema corre uma substância chamada N, N-dimetiltriptamina – a DMT, que acredita-se ser uma das responsáveis pelos nossos sonhos. Ela também está presente na ayahuasca, que, quando ingerida, pode provocar alucinações.

A Jurema, porém, vai muito além do seu potencial alucinógeno e se diferencia de outras plantas parecidas. Ela é a protagonista de uma religião ancestral, que se misturou a cultos de matriz africana e passou anos escondida.

Neste episódio de podcast, falamos sobre como uma substância psicodélica, que tem o potencial de revolucionar o tratamento de depressão, deu origem a um conjunto de crenças e rituais que se constituem numa das religiões mais brasileiras que existem.

Mergulhe mais fundo

A Ciência Encantada de Jurema (link para compra)

Entrevistados do episódio

Marcelo Leite

Jornalista de ciência e ambiente, colunista da Folha de S. Paulo, autor de “Psiconautas – Viagens com a Ciência Psicodélica Brasileira”.

Luiz Assunção

Doutor em antropologia e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 

Draulio Araujo

Professor do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Sua atuação é focada nos estudos de alteração de consciência provocados pela ayahuasca e o potencial da substância como antidepressivo.

Rodrigo Grünewald

Antropólogo e professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Autor do livro “Jurema”.

Ficha técnica

Produção e edição: Matheus Marcolino.

Mixagem de som: Vitor Coroa.

Trilha sonora tema: Paulo Gama

Design das capas dos aplicativos e do site: Cláudia Furnari

Direção, roteiro e sonorização: Tomás Chiaverini

Cânticos entoados por: Joanah Flor e Thulny Fulni-ô


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.