Podcast: Play in new window | Download
Subscribe: RSS
E se alguém te falasse que você não é realmente livre? Que todas as suas escolhas são pré-determinadas por uma teia complexa e inescapável de eventos? Que você e todas as suas ações não têm como fugir desse conjunto de imposições compostas por genética, fatores ambientais, cultura, classe social e assim por diante?
Diante disso, como ficaria a nossa organização social? Como a gente lidaria com a meritocracia ou com o conceito de culpa? Como punir alguém por um crime, se esse alguém não tem liberdade de fato para escolher não ser criminoso?
Essas respostas todas estão no livro “Determined: A science of life without free will”, ou Determinado, a ciência da vida sem livre arbítrio, numa livre tradução. O livro foi escrito pelo professor de neurologia e biologia da universidade de Stanfordn Robert M. Sapolski e é a linha mestra deste episódio.
Mergulhe mais fundo
Determined: A science of life without free will (link para compra)
Comportamento Humano, Direito Penal e Neurociências (link para compra)
Entrevistados do episódio
Desembargador do TRF4, professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e autor do livro “Comportamento Humano, Direito Penal e Neurociências” (D’Plácido).
. Doutor pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – USP (2001). Pós-doutor pelo PPG em Neurociências da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (2020).
Professor livre-docente do Departamento de Filosofia, FFLCH, USP, especialista em filosofia da neurociência e filosofia da mente.
Ficha técnica
Locução adicional: Priscila Pastre
Apoio de edição: Matheus Marcolino.
Mixagem de som: Vitor Coroa.
Trilha sonora tema: Paulo Gama.
Design das capas dos aplicativos e do site: Cláudia Furnari.
Direção, roteiro e edição: Tomás Chiaverini
1 comentário em “#110 – Você é livre para ser livre?”
Hummmm… Sobre o estudo inicial. A pessoa já sabe que vai ter que responder a uma pesquisa ou o que quer que seja. Então, seu cérebro já está preparado para aquilo. É impossível fazer esse estudo sem que a pessoa saiba. Então, não tem como medir