#65 – Como os nossos pais?


Educação respeitosa, disciplina positiva, educação neurocompatível. Os nomes são vários, escondem nuances, mas a ideia geral é a mesma e se baseia em dois pilares.

Crianças e adultos devem ser tratados como seres de igual valor. E o cérebro das crianças é diferente do cérebro dos adultos porque não está completamente formado. Os responsáveis pela criação precisam entender isso e se adequar às necessidades dos pequenos.

Neste episódio, partimos dessas constatações para falar dos desafios e limites da educação, das dores e delícias da maternidade e da paternidade, e de como a forma como criamos nossas crianças pode impactar o futuro da humanidade.

Mergulhe mais fundo!

Naruhodo #198 – Existe instinto materno? – Parte 1 de 2

Naruhodo #199 – Existe instinto materno? – Parte 2 de 2

A evolução do cérebro humano ao longo da vida – Revista Nature (em inglês)

Entrevistados do episódio

Maya Eigenmann

Pedagoga certificada em disciplina positiva, educadora parental e  produtora de conteúdo digital sobre educação respeitosa.

Altay de Souza

Psicólogo e graduando em estatística pela Universidade de São Paulo. Pesquisador no Departamento de Psicobiologia da UNIFESP, Centro de Comunicações e Ciências Cognitivas da Escola de Comunicações e Artes da USP (ECAUSP) e no Núcleo de Estudos sobre Violência da USP. Co-host do podcast de divulgação científica Naruhodo.

Ficha técnica

Locução: Priscila Pastre

Trilha sonora tema: Paulo Gama

Mixagem: João Victor Coura

Design das capas: Cláudia Furnari

Trilha incidental: Blue Dots

Concepção, produção, roteiro, apresentação, sonorização e edição: Tomás Chiaverini


3 comentários em “#65 – Como os nossos pais?

  1. Muito legal! Uma edição que fez a ouvinte ficar atenta o tempo todo, com alternancias perspicazes de vozes que chamam a atenção e com humor, cortes de informações que modulam de forma harmônica e estimulante a informação ajudando no foco e aprendizado. E tudo isso com conteúdo de alta qualidade. Não conhecia. Gostei muito. Agradeço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.