Podcast: Play in new window | Download
Subscribe: RSS
O hemitartarato de zolpidem está na classe dos medicamentos hipnóticos. Se a gente quiser ser mais preciso, ele é um agonista do receptor Gaba. No Brasil, também é conhecido pelo nome comercial de Stilnox. Nos Estados Unidos, Ambien.
O zolpidem age direto nas sinapses do cérebro humano. Tem e incrível capacidade de ir lá no interruptor inexistente da nossa cachola e clic. Desligar. Ou seja, é basicamente um sonífero.
Um sonífero que, apesar de extremamente eficaz contra insônia, traz uma série de riscos à saúde, especialmente se for usado de forma abusiva ou inadequada. O que tem acontecido bastante, uma vez que seu uso virou modinha entre jovens que costumam postar suas desventuras com o remédio nas redes sociais.
– Colabore com a Rádio Escafandro e receba recompensas.
*****
Episódio relacionado
Mergulhe mais fundo
Capitalismo tardio e os fins do sono (link para compra)
Entrevistados do episódio
Criadora da conta @zolpidembot
Médica neurologista, responsável pelo laboratório de sono e pelo ambulatório de sono do Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP. Responsável pelo ambulatório do sono e pelo laboratório do sono da Faculdade de Medicina do ABC
Ficha técnica
Concepção, produção, roteiro, apresentação, sonorização e edição: Tomás Chiaverini
Trilha sonora tema: Paulo Gama
Mixagem: Vitor Coroa
Design das capas: Cláudia Furnari
Trilha incidental: Blue Dots.
5 comentários em “#59 – Sonhos de zolpidem”
Prezado Tomás, estou babando em todos os 59 episódios!
Parabéns ao Vitor e ao Paulo!
Ouvindo primeiro aqueles que eu acho que vou gostar mais.
Estou fascinado pela forma como você escolhe contar as histórias. Parabéns e OBRIGADO. Assim que a pindaíba passar, irei me tornar um apoiador.
Saúde e paz.
Obrigado, Bruno!
Eu tenho insonia
Tomo este medicamento
Mas os dias que nao tomo fico agitada o dia todo,e as vezes me sinto como se eu estive se drogada o dia todo,as vezes choro muito.